domingo, 29 de maio de 2011

NÃO SOUBERAM FAZER PIOLHOS


Outro dia estava eu sem fazer absolutamente nada, na minha casa, o tédio querendo me atacar, mas de repente me veio à cabeça uma recomendação de um amigo para ler a Bíblia nesses momentos de ociosidade, pois esse gesto me ajudaria a clarear as minhas idéias e entender o significado da vida. Foi o que fiz. Comecei lendo o primeiro livro do Pentateuco, ou seja, Gênesis e encontrei algumas coisas interessantes para serem comentadas. Entrei no segundo livro, Êxodo. É nesse livro que começa essa pequena história e é mais ou menos assim: o povo hebreu vivia em cativeiro no Egito e Deus resolve libertá-los depois de mais de 400 anos como escravos. Ele convoca Moisés e Arão (seu irmão) para essa missão diplomática. O primeiro já se encontrava com 80 anos e o segundo com 83 anos. Moisés fica meio receoso e diz que não tem argumentos para essa árdua tarefa, mas Deus o convence. Eles dois seriam os representantes do povo hebreu diante do Império egípcio que era representado por “Faraó” (não se sabe o seu nome nem a disnatia da qual pertencia). Arão falava tudo que Moisés mandava e este recebia as instruções do Senhor.
Deus, como é onisciente, já sabia como essa história iria acabar, mas mesmo assim, não poupa os dois diplomatas dessa hilariante missão (para Ele) já que Ele possui vários sentimentos humanos e quisesse se divertir um pouco. Enviados diante de “Faraó” (os crentes falam Faraó como se fosse nome próprio e não o título que o governante do Egito Antigo recebia) os dois diplomatas fizeram do jeitinho que Deus ensinou: pediram para o soberano egípcio que libertasse o povo hebreu do cativeiro, mas como “Faraó” ficou irredutível Moisés pede que Arão pegue sua vara (esse nome, hoje, tem outro sentido) e a jogue no chão. A vara se transforma numa serpente. O que era um sinal ou maravilha para Moisés e Arão se tornou algo insignificante para “Faraó”. Ele chamou seus magos e encantadores para provar isso. Depois de alguns minutos os Mister M de “Faraó” fizeram o mesmo. Jogaram uma vara no chão e a mesma se transformou numa serpente. Só que a serpente dos dois diplomatas hebreus engoliu a serpente dos ilusionistas egípcios. (Vai ver que a primeira serpente estava mais faminta que a segunda).
Moisés e Arão são “convidados” a saírem da presença de “Faraó”, mas O Senhor insiste e faz com que os dois diplomatas voltem a falar com o insensato dirigente egípcio agora com mais uma carta na manga, ou melhor, na vara. A ameaça agora foi transformar as águas do Nilo em sangue (a primeira praga do Egito). Faraó subestimou essa investida dos diplomatas hebreus. Não deu outra. Seguindo as instruções do Senhor, Arão tocou as águas do Nilo e o mesmo se tornou um rio de sangue. “Faraó” não se surpreendeu com o ocorrido e pediu que seus magos e encantadores fizessem o mesmo e eles também conseguiram transformar as águas do Nilo em sangue. (Só não consigo entender de onde veio tanto sangue, pois quando os Mister M de Faraó tocaram as águas do Nilo elas estavam transformadas em sangue). Mais tudo bem. Vamos em frente! Quem ficou surpreso foram os diplomatas hebreus e mais uma vez foram convidados a saírem da presença de “Faraó”, pois o mesmo já estava de saco cheio deles dois.
Moisés e Arão chegam diante do Senhor decepcionados por não convencer “Faraó” deixar os hebreus irem embora. Mas Deus estimula-os novamente. Os dois voltam para ficarem diante de “Faraó”. Só que desta vez com uma surpresinha desafiadora para os magos e encantadores egípcios. Diante da recusa de “Faraó” de libertar os hebreus do cativeiro, os enviados do Senhor colocaram em ação a praga das rãs (segunda praga) onde milhares de rãs invadiram todo o território egípcio. Era rã por toda parte, nas casas, ruas, templos, palácios, pirâmides, bibliotecas, centros astronômicos, um verdadeiro inferno. Mas “Faraó” não ficou surpreso com essa mágica. Novamente, ordenou que os seus magos e encantadores mostrassem que aquilo não era nada de mais! E assim foi feito. Os Mister M de Faraó também fizeram surgir milhares de rãs por todo o território egípcio. Moisés e Arão olharam um para o outro e não acreditaram. “Faraó” tirou a maior zona com os dois! Pela segunda vez, os diplomatas hebreus se sentiram arrasados. Diante de tanto constrangimento, O Senhor resolveu acabar com as chacotas que Faraó e seus ilusionistas tiravam com Moisés e Arão.
O Senhor foi contundente com Moisés e Arão: vamos acabar com essa brincadeira de mau gosto. Vocês vão voltar e pedir mais uma vez a “Faraó” que deixe meu povo livre e se ele não permitir toca com a vara o pó da terra e ele vai se transformar em piolhos. E partiram os diplomatas hebreus e mais uma vez Faraó nega a liberdade para o povo de Israel. Daí Moisés e Arão colocam em prática a praga dos piolhos (terceira praga). Tocaram a vara no pó da terra e ele se transformou em piolhos que atacaram não só os egípcios, mas também o gado. Os magos e encantadores egípcios tentaram fazer piolhos também, mas não conseguiram. Esse truque eles ainda não haviam aprendido. “Faraó” ficou arretado. Não conseguia entender como os seus mágicos transformaram uma vara numa cobra, a água do Nilo em sangue, fazer aparecer rãs do nada e não souberam fazer piolhos? O inconformismo de “Faraó” era evidente, no entanto, ele não se dobrou diante de Moisés e Arão expulsando-os novamente. Os diplomatas hebreus saíram rindo à toa dizendo: Quem ri por último ri melhor! “Faraó” começou a perder a guerra diplomática por não repetir a mágica do aparecimento de piolhos. Quem pagou o pato foram os magos e encantadores que foram ameaçados pelo fantasma do desemprego (por justa causa e sem direito ao seguro desemprego).
Mesmo sem o apoio dos seus ilusionistas, Faraó não se abateu e continuou implacável e irredutível na questão dos hebreus. Ele ainda agüentou outras investidas do Senhor em forma de pragas como: praga das moscas (quarta praga), praga da peste nos animais (quinta praga: gado, cavalo, jumentos, camelos, bois e ovelhas onde todo o gado dos egípcios morreu), praga das úlceras (sexta praga) que atingiu os homens e o gado (de onde surgiram esses gados? Eles não morreram pela praga da peste nos animais?), a praga das saraivas (sétima praga), praga dos gafanhotos (oitava praga), a praga das trevas (nona praga) e por último, a praga da morte dos primogênitos (décima praga). Essa última praga mostra claramente como o deus dos Hebreus era um hábil infanticida. Foram mortos todos os primogênitos do Egito incluindo aí não só dos humanos, entre eles o filho do faraó e da escrava (?), mas também dos animais.
A insensatez do deus dos Hebreus é evidente. Assemelha-se a mente de um psicopata ou um assassino em série. O menos culpado nessa história toda foi “Faraó”. A sua maneira irredutível de agir não era algo que fazia parte da sua personalidade e sim algo que teve a interferência do próprio Deus. Leia Ex. 7:3; 7:13; 9:12; 10:1; 10:20; 10:27; 11:10; 14:4; 14:8; 14:17. No versículo (7:3) o que ele chama de sinais e maravilhas representaram a dor para o povo egípcio sem contar com o sofrimento causado aos animais porque eles não tinham nada a ver com essa questão política. Pelo contrario, os animais serviam para a pratica do holocausto que tanto agradava o Senhor (veja em Gn 4:4; 8:20-21; 15:9-10; Lv 1:5-6; 23: 12-18 e várias outras passagens bíblicas). Para o deus dos Hebreus o odor de carne queimada tinha um suave cheiro! (Um deus que tem um gosto desse é algo muito estranho, não é? Isso só vem provar a sua insanidade). O deus dos Hebreus poderia evitar toda essa tragédia principalmente, a morte das crianças já que Ele é onipotente. Se tivesse de matar alguém, que fosse o próprio “Faraó”. Era mais prático e inteligente. Além disso, com as pragas, o deus dos Hebreus deve ter causado um gigantesco desequilíbrio ecológico entre os animais utilizados na contenda entre Ele e “Faraó” como rãs, gafanhotos, moscas, gado e os piolhos: as estrelas da festa. Será que ainda tem piolhos desse tempo pelas cabeças dos egípcios hoje em dia? Quem encontrar um deles vai ficar rico e famoso, pois foram eles os responsáveis pela desmoralização de “Faraó” e a reputação dos magos e encantadores do Egito Antigo.
Ainda bem que essa pequena história não é verdadeira, pois a mesma faz parte do conjunto de lendas e mitos do povo hebreu. Quando analisada a luz da ciência histórica, não há evidências da veracidade dessas narrativas. Na historiografia egípcia não é encontrado nada em todo o processo histórico que construiu aquela nação que esteja de acordo com as narrativas bíblicas. Nada que fale de Moisés, Arão, gafanhotos, moscas, rãs, pestes, escuridão por três dias, morte de primogênitos, o afogamento de “Faraó” (sem nome e sem disnatia) no Mar Vermelho. Enfim, essas narrativas são fruto da imaginação religiosa dos antigos hebreus e que conseguiu chegar até nós, aqui nos trópicos abaixo da Linha do Equador, pelos valores ideológicos dos nossos colonizadores europeus.
E o que é mais interessante nisso tudo é que em pleno século XXI há pessoas que acreditam nessa lenda como se a mesma fosse verídica. A s pessoas acreditam mais nelas do que na história construída por elas mesmas, ou seja, na história baseada em fatos reais, comprovadas pela ciência histórica. Talvez a culpa de isso acontecer seja do próprio sistema educacional do nosso país, porque não se prioriza o ensino da História como ele deveria ser, ou seja, uma ciência que tem como missão principal quebrar valores ideológicos, políticos e sociais, principalmente aqueles que atentam contra a moral e a racionalidade humana
.

domingo, 22 de maio de 2011

AMIZADE VIRTUAL

MSN, ORKUT, FACEBOOK, TWITTER e tantas outras redes sociais são a sensação do momento. Há pessoas que passam o dia inteiro conectadas a essas redes abordando vários assuntos com milhares de outras pessoas ao mesmo tempo tanto no Brasil como em outros países. É algo genial como meio de comunicação. Mas está acontecento algo que está cada dia mais evidente que é falta de comunicação entras as pessoas frente a frente, sem a interferência de um computador. Há pessoas que através dessas redes sociais têm milhares de amigos, mas ao mesmo tempo vivem solitárias e depresivas. Como explicar isso? Os milhões de amigos virtuais não substituem um amigo real que está ao seu lado nos momentos bons e ruins de nossas vidas. Além disso, as verdadeiras amizades são construídas ao longo do tempo por isso é preciso aperfeiçoa-la, lapidá-la todos os dias. Essas amizades não são construídas através de um clique, mas por meio do sentimento, respeito e afinidade. As amizades virtuais são ilusões do mundo contemporâneo provocadas pelo medo do outro.


As amizades virtuais são como a masturbação, ou seja, utiliza-se muito a imaginação, precisa ser rápido e que satisfaz a libido momentaneamente, mas que não substitue o ato sexual entre duas pessoas. O que poderia ocorrer coma a humanidade se a amizade virtual, substitui-se a amizade real? Talvez nossa sociedade se tornasse uma MATRIX onde as pessoas são extremamente frias e desprovidas dos sentimentos humanos. A humanidade entraria num colapso, num caos social e familiar porque uma das caracteristicas do ser humano é construir sentimentos e um deles é amizade.


A amizade é algo raro no mundo contemporâneo. É como encontrar ética entre os políticos, a verdade entre as religiões, a dignidade entre os seres humanos. O que rega a amizade e a faz crescer firme é a verdade entre as pessoas. Talvez seja pela distância que os homens têm da verdade que a procura pelas amizades virtuais seja intensa.


O ser humano precisa se redescobrir como ser social porque necessariamente precisa dos outros para poder sobreviver. O homem tem na amizade um caminho seguro para manter sua existência dentro do universo.




segunda-feira, 9 de maio de 2011

VÍDEOS

EM TEMPO:
O outro vídeo que fala sobre o GINÁSIO está no youtube. Procure por GINASIOBOM.Você pode ver também um vídeo que fala sobre os MENDIGOS(O tÍtulo da procura é MENDIGOS.) Outro vídeo que está no youtube tem o título de ÁGUA.É um video que foi produzido por mim, mas está relacionado a um trabalho relativo a SEMANA DA AGUA e foi produzido pelos alunos/alunas da 7ªC-manhã- do GINASIO nas dependencias da FAMASUL.

OBRIGADO
VALTER
Olá amigos!
Deem uma olhadinha no meu blog. Vocês verão alguns vídeos produzidos por mim. Eu gostei de todos. Espero que vocês também gostem. Há um vídeo que fala sobre o GINASIO MUNICIPAL. Na verdade existem dois vídeos que falam sobre o eterno Ginásio. Acho que vocês vão gostar. Se vocês gostarem, envi-os para outras pessoas, principalmente pessoas que têm ou tiveram algo a ver com o GINASIO.
OBRIGADO
ABRAÇOS
VALTER