quinta-feira, 21 de julho de 2011

PROFESSOR OU PROSTITUTA? EIS A QUESTÃO!


O que há de semelhante entre esses dois profissionais. A função de professor é tão antiga quanto a de prostituta. As duas sempre foram valorizadas pelo poder no decorrer da história da humanidade. Podemos até dizer que a prostituta é mais democrática do que o professor porque houve épocas que para tê-lo era necessário pertencer às elites, enquanto a prostituta, pela sua necessidade e facilidade de ser encontrada por quem a procura, tornou-se mais popular antes que o professor. Há quem defenda que a prostituta exerce a atividade mais antiga do mundo. No reality show “A Fazenda”, foram convidadas mulheres que se dizem “modelos” e “acompanhantes” para fazerem parte da casa e concorrerem a um prêmio de R$ 2.000.000,00. Entre essas mulheres, está Bruna Surfistinha (ex-prostituta!), que recentemente teve sua linda historinha transferida para a sétima arte baseada num livro escrito por ela mesma (escrito em 2005, “O Doce Veneno do Escorpião” que se tornou um campeão de vendas ficando por vários meses no topo das livrarias mais renomadas do país. Foram mais de 250.000 exemplares vendidos o que lhe rendeu muito dinheiro e fama chegando até mesmo a lançá-lo na Espanha e em Portugal, além de ser matéria do jornal americano The New York Times). O programa de humor Pânico na TV levou Bruna para a Academia de Letras onde ela foi apresentada a vários imortais da academia e indagando-os porque ela não seria convidada para ser uma imortal também pois a mesma tinha batido vários escritores da academia em vendas de livros! Foi a maior zona! Em 2006, Bruna lança outro livro que também é campeão de vendas. Chamava-se “O Que Aprendi com Bruna Surfistinha”. Esse livro vendeu mais de 18.000 exemplares que para o Brasil, é muita coisa para uma escritora iniciante!O terceiro livro é lançado em 2007 com o titulo de “Na Cama com Bruna Surfistinha”. Além de descobrir-se escritora, Bruna participou como atriz de filmes pornôs atuando com muita desenvoltura, é claro! Depois disso tudo, ela passa a ser chamada para vários programas de televisão para ser entrevista e falar sobre suas aventuras sexuais com grandes empresários, jogadores de futebol famosos, políticos, religiosos, enfim, pessoas que não podem ter seus nomes “queimados” dentro da sociedade. Mas ela foi sempre fiel aos princípios da profissão onde o anonimato é a regra número um para quem quer ter sucesso na prostituição. Hoje, Bruna Surfistinha, faz parte do reality show A Fazenda com grandes chances de ganhar o prêmio de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).
Enquanto isso, o professor não consegue galgar outros espaços dentro da profissão e da sociedade. Está condenado a definhar profissionalmente com salários achatados (Pernambuco ainda paga o pior salário do Brasil a um professor) em relação a outras categorias tão importantes quanto a dos docentes. A profissão de professor está em plena decadência devido a vários fatores que vêm se acumulando ao longo do tempo no Brasil. Os jovens preferem viver desemprego a ser professor. Tanto é assim que vários governos estão doando bolsas de estudo para cursos de magistério, mas não conseguem preencher as vagas que são oferecidas! Um professor para lançar um livro tem que se submeter a uma via crucis, falar com Deus e o Diabo para conseguir patrocínios e quando os encontra tem que colocá-los em destaque no livro (geralmente são nomes de governos ou políticos dando uma de mecenas). E para lançá-lo é preciso aproveitar uma feira de livros, caso contrário, não aparecerão pessoas para comprá-lo. Professor quando sai na mídia, geralmente é com uma faixa na mão pedindo aumento, com um apito na boca e chorando! Um professor para ser destaque na mídia nacional é preciso que ele faça algo que saia do normal da sua função como, por exemplo, ter praticado abuso sexual contra uma criança ou um adolescente, ter assassinado alguém, ou quando acontece algo de trágico, como vimos recentemente em Palmares! Além dessas situações, o professor é mais apagado do que vaga-lume sem suas pilhas rayovac! E quando a ganhaa alguma coisa é através de sorteio ou através de bônus pelo desempenho na profissão com valores que não chegam a 1% do prêmio que nossa escritora-atriz Raquel Pacheco, a famosa Bruna Surfistinha, pode ganhar se chegar à final do reality show da Rede Record. De que lado a sociedade brasileira está em relação a essas duas profissões?

domingo, 17 de julho de 2011

A GENEALOGIA DE JESUS

A Bíblia traça a genealogia de Jesus através dos seus evangelistas Mateus e Lucas e se você olhar com criticidade para essas duas genealogias, a dúvida e a incompreensão tomarão conta do seu pensamento. Observe os detalhes que poucos crentes conseguem ver e os místicos tomados pelos seus incensos e bebidas alucinógenas não se dão conta de suas cegueiras diante dessas explicações desconexas dos companheiros de Jesus sobre sua genealogia. Se fossem explicações de pessoas simples sobre esse tema, poderíamos levar em consideração os limites técnicos e metodológicos usados por eles e sendo assim, naturalmente, não faríamos críticas a esses desencontros de informações dos fatos narrados por eles. Mas, sendo de pessoas que eram inspiradas pelo próprio Javé, essas narrativas não poderiam se contradizer. Poderíamos considerar alguns detalhes de ordem técnica, mas não de questões que fundamentam as “escrituras sagradas”. Pegue sua Bíblia (se tiver tempo e disposição) e vamos analisar essas contradições. Vamos comparar a genealogia dos evangelistas Mateus e Lucas que foram contemporâneos de Jesus e importantes colaboradores, pois os dois foram seus apóstolos e tiveram uma intensa convivência.
Os profetas do Antigo Testamento pregavam por todo canto que o Messias descenderia do rei Davi. Os evangelistas Mateus e Lucas confirmam isso nas suas narrativas, mas de forma diferente. Mateus e Lucas concordam que o nome do pai de Jesus é José. Eles passam a discordar um do outro nas seguintes passagens: Enquanto Mateus (1:16) diz que o pai de José era Jacó, Lucas desmente. Ele diz que o pai de José era Heli (Lc 3:31). Mateus diz que Jesus é descendente de Salomão (Mt 1:6). Mas Lucas diz que Jesus era descendente de Natã, outro filho de Davi (Lc 3:23). Mateus alega que houve 26 gerações entre Jesus e Davi (Mt 1:2). Lucas desmente Mateus e diz que entre Jesus e Davi houve 41 gerações (Lc 3:23-38). Em relação ao nascimento de Jesus, Mateus (2:13-15) diz que José e Maria partiram para o Egito imediatamente após a vinda dos magos do oriente com seus presentes. No entanto, Lucas (2:22-40) indica, que após o nascimento de Jesus, José e Maria permaneceram em Belém durante todo o tempo de purificação de Maria(que era de quarenta dias, de acordo com as leis da época) e que depois levaram Jesus para Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor e depois retornaram para sua casa em Nazaré. Lucas não menciona a jornada para o Egito ou a visita dos sábios do oriente. Quanto a própria crucificação, Mateus (27:44) nos diz que Jesus foi insultado pelos ladrões que estavam sendo crucificados junto Dele. No entanto, Lucas (23:39-43) diz que somente um dos ladrões insultou Jesus e que o outro ladrão defendeu Jesus a quem Jesus teria dito: “Hoje ainda estarás comigo no Paraíso.” Quanto as últimas palavras de Jesus na cruz, Mateus (27:46) afirma que Jesus gritou: Deus, meu Deus, por que me abandonastes? Lucas (23:46) diz que as últimas palavras de Jesus foram: Pai, em suas mãos eu entrego meu espírito.” Há contradições inclusive nos relatos da ressurreição, o evento que é a base da religião cristã. Mateus (28:1-2) diz que quando as mulheres chegaram ao túmulo, ele estava fechado. Mas Lucas (24:2) diz que ele estava aberto. Quando as mulheres chegaram ao túmulo, Mateus (28:2) diz que elas viram um anjo. Mas Lucas (24:4) afirma que elas viram dois homens. Sobre as mulheres que foram até o sepulcro, quem eram elas? Mateus (28:1) diz que eram: Maria Madalena e a outra Maria. Já Lucas (24:10) diz que foram Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago, também as outras. E o interessante é que nesse episódio, os outros evangelistas também se contradizem, veja: Marcos (16:1) diz que eram: Maria Madalena, Maria, a mãe de Tiago e Salomé. Já João (20:1) diz que Maria Madalena foi a única mulher a ir ao túmulo.
Diante dessas complicadas explicações da família de Jesus que, como vimos, há duas versões para um mesmo fato histórico nos deixa com o pé atrás em relação a esses textos “sagrados” do cristianismo! Vamos aceitar que realmente Jesus seja descendente do rei Davi. Muitos cristãos tentam explicar que a genealogia de Lucas seria a de Maria. Dessa forma, Jesus seria o Messias, já que seria descendente de Davi por Maria. Mas, em nenhum versículo está escrito que aquela genealogia é a de Maria e está claro que Heli não é o pai de Maria e sim de José. Mesmo que essa genealogia de Lucas fosse de Maria, haveria outro problema porque o Messias seria herdeiro legítimo do trono de Judá. O ponto crucial é que a suposta linhagem de Maria leva a Natã, outro filho de Davi e que nunca foi rei. Diante desse esclarecimento, sobraria a genealogia de Mateus como a mais plausível porque Jesus seria, segundo as escrituras, descendente do rei Salomão. Mas aqui, também encontramos um problema. Jesus, segundo a tradição, foi gerado pelo Espírito Santo, e não por José que seria, então, pai adotivo Dele. E pra complicar mais ainda, segundo a teoria da Santíssima Trindade, existem três Deuses e que ao mesmo tempo não são três, mas Um. Ou seja, Deus-Pai, Deus-Filho e Deus Espírito-Santo representa um deus. Isso quer dizer que na matemática celestial três é igual a um. Então podemos concluir que Jesus gerou a si mesmo através do Espírito Santo e que também era Deus-Pai. A própria Bíblia dá a sentença final em relação à condição de Jesus como não sendo o Messias. Em Salmos (89:3-4) Deus prometeu a Davi que sua linhagem real e seu trono durariam de geração em geração. Ainda em Salmos (89:35-37) Deus promete que a descendência de Davi será perpétua. Seu trono durará para sempre, como o sol e a lua. Entretanto, depois de Zedekiah não houve rei daviniano por 450 anos. A linhagem real foi finalmente restaurada com Aristobolus, da dinastia Hasmoneana, mas ela também acabou. De acordo com a profecia do Novo Testamento, Jesus receberá o trono de Davi e reinará para sempre (Lc 1:32-33), mas mesmo assim a linhagem real foi interrompida e essa profecia falhou. Talvez seja por isso, que os Judeus não acreditam que Jesus seja o Messias tão esperado por eles. Apesar de ser Judeu, Jesus não é cultuado como um deus pelo povo de Israel. Quem pode explicar essas contradições?

sexta-feira, 15 de julho de 2011

O DILUVIO É UM ATENTADO CONTRA A RAZÃO HUMANA

“E o Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor. E disse: Exterminarei da superfície da terra o homem que criei, e com ele os animais, os répteis e as aves dos céus, porque eu me arrependo de os haver criado”. É assim que começa a ira de Javé contra os homens que, segundo Ele, estava com o coração e o pensamento cheios de maldade. E junto com os homens, seriam exterminados os animais, os répteis e as aves do céu. Uma coisa que não consigo entender é o motivo de Javé matar os animais se seu descontentamento era com o homem? Diante da catastrófica decisão de Javé em acabar com ser humano, Ele resolve poupar um velhinho chamado Noé (pois o mesmo tinha 600 anos de idade quando veio o dilúvio) e sua família. Para isso, Javé dá toda a instrução para construir a um barco que foi batizado com o nome de ARCA DE NOÉ. E Javé diz: E eis como a farás: seu comprimento será de trezentos côvados, sua largura de cinqüenta côvados e sua altura de trinta côvados. Farás no cimo da arca uma abertura com a dimensão de um côvado. Porás a porta da arca a um lado, e construirás três andares de compartimentos. Se fôssemos fazer uma réplica desse barco, usaríamos o seguinte raciocínio. Um côvado é uma medida antiga e equivale a 45,72 centímetros. Então, as medidas seriam as seguintes:
• Comprimento: 300X45, 72=137,16m
• Largura: 50X45, 72=22,86m
• Altura: 30X45, 72=13,76m
Para saber o volume desse barco, é fácil! Se você estudou um pouco de matemática e se considerarmos que o barco de Noé tinha um formato de caixa de sapato, basta multiplicar as dimensões: 137,16X22, 86X13, 76=43.144,17m³. E um detalhe importante! Só havia duas saídas na arca: uma saída lateral (citada no versículo 16) e uma janelinha de um côvado no (45,72cm) no alto da arca. Agora preste atenção! A arca foi toda impermeabilizada com betume (substância altamente inflamável porque exala gases hidrocarbonetos) e o seu cheiro deve ter atingido todo o ambiente na arca. Lembre-se que só havia uma janelinha de 45,72cm para o ar circular e por ser praticamente toda fechada, a arca era absolutamente escura! Para alimentar os animais, era necessário, no mínimo acender uma tocha, lamparina, um candeeiro ou qualquer outra coisa que precisasse da presença do fogo. O que poderia ocorrer com os passageiros do navio de Noé? Duas coisas: primeiro, todo mundo teria se asfixiado. Segundo, a arca explodiria por causa da inflamação dos vapores combustíveis em função do fogo para clarear o interior da arca. Só esse pequeno questionamento, já servia para derrubar por terra essa lenda. Mas se você acha que isso não é suficiente, vamos aprofundá-lo. Prepare-se, por que vêm mais revelações interessantes. No Gen. (7:17-24) encontramos a descrição de como foi o destruidor dilúvio. Veja: O dilúvio caiu sobre a terra durante quarenta dias. As águas incharam e levantaram a arca, que foi elevada acima da terra. As águas inundaram com violência, e cobriram toda a terra, e a arca flutuava na superfície das águas. As águas engrossaram prodigiosamente sobre a terra, e cobriram todos os altos montes que existem debaixo dos céus; e elevaram-se quinze côvados (mais de 7 metros) acima dos montes que cobriam. Todas as criaturas que se moviam na terra foram exterminadas: aves, animais domésticos, feras selvagens e tudo o que se arraste na terra, e todos os homens (onde podemos incluir mulheres, pessoas idosas e crianças). Tudo o que respira e tem um sopro da vida sobre a terra pereceu. Assim foram exterminados todos os seres que se encontravam sobre a face da terra, desde os homens até os quadrúpedes, tanto os repteis como as aves dos céus, tudo foi exterminado da terra. Só Noé ficou e o que se encontrava com ele na arca. As águas cobriram a terra pelo espaço de cento e cinqüenta dias. Vamos analisar essa passagem. Segundo Gen. ( 7:20), o nível das águas chegou a quase 7 metros (15covados X 45,72cm) dos picos mais altos. Considerando que o Everest tem cerca de 8.844m, as águas chegaram a 8.851 metros. Fazendo outro pequeno cálculo (coisas que a maioria das ovelhas não cabeça pra isso), ou seja, vamos dar um exemplo, para cada 10 metros que um mergulhador desce no mar, a pressão (em atm) sofre um acréscimo de uma unidade. Se ele descer a 20m, estará sob uma pressão de 3 atm. Com 8.851m, a pressão no que seria originalmente o nível do mar sofreria um acréscimo de mais de 858 atm. Sob essa pressão, na existiria nada sobre a Terra. Nenhuma pintura rupestre, nenhum fóssil. Outro detalhe técnico: com base na altitude, as nuvens mais comuns na troposfera são agrupadas em quatro famílias: nuvens altas, médias, baixas e nuvens com desenvolvimento vertical. Nuvens altas têm bases acima de 6000 m; nuvens médias geralmente têm base entre 2000 a 6000 m; nuvens baixas têm base até 2000 m. Devido às baixas temperaturas e pequenas quantidades de vapor d’agua em altas altitudes, todas as nuvens altas são finas e formadas de cristais de gelo. Isso quer dizer que as chuvas que originaram o dilúvio viriam de um lugar ACIMA das nuvens. Ou seja, as nuvens estariam chovendo debaixo d’água já que o nível das águas atingiram o patamar de mais de 8 mil metros de altura.
Outros problemas para os crédulos e admiradores do justo Noé explicarem: como ele faria para reproduzir todos os ambientes ecológicos da Terra, em uma simples arca, em sete dias? Existem animais que sobrevivem somente nos trópicos, outros somente nos círculos ártico e antártico, desertos, selvas fechadas, cavernas, copa das árvores, montanhas, mangues etc. alguns animais retirados do seu ambiente natural morrem rapidamente. Também como poderiam ficar lado a lado, por quarenta dias, durante o dilúvio, predadores e presas? Os animais predadores esperariam suas presas se reproduzirem após o dilúvio, para depois se alimentarem de seus descendentes? Pois se esperassem morreriam de fome, se não esperassem matariam muitas as presas que fariam parte dos casais de animais transportados por Noé. Se morresse uma fêmea ou um macho de uma espécie, essa espécie seria extinta. Alem disso, deveria haver um lugar para armazenar a comida, não só dos animais como também da heróica família de Noé. Como alimentar os animais carnívoros? Como impedir que os leões devorassem as zebras? As raposas comessem os coelhos? E os gaviões, águias, abutres (estes últimos só se alimentam de carniça)? E para alimentar os herbívoros? Alguém sabe quanto come um elefante por dia? Como os milhões de espécies existentes de animais dos continentes e de milhares de ilhas poderiam ser reunidos em tão pouco tempo apenas por Noé e sua família? Como e em quanto tempo toda a água do dilúvio teria sido drenada e para onde? Um volume de água assim dobraria a quantidade desse líquido no planeta, diluiria e reduziria a salinidade dos mares e dos oceanos à metade, o que provocaria uma catástrofe inigualável no meio oceânico, dizimando a vida aquática marinha. Pássaros e insetos não poderiam sobreviver ao suposto dilúvio, pois o ambiente e a temperatura das altitudes acima de 4.000 metros, com poucas árvores e plantas diferentes das plantas de baixa altitude, lhes seria fatal. Os insetos que se alimentavam de folhas, frutos e néctar de flores de plantas ficariam sem alimentos e os pássaros que se alimentam de insetos, larvas do solo, sementes, frutos ou folhas também pereceriam. Para finalizar esses questionamentos, observemos o seguinte: após as chuvas do dilúvio, o desembarque dos animais da arca no suposto Monte Ararat (5.156m)na Turquia, seria muito difícil, em terreno íngreme, escalável somente por alpinistas, com temperatura abaixo de zero e também sem água potável. Como os animais que estavam na arca voltaram para os seus respectivos habitat naturais em todo o planeta? Por outro lado, Noé por ser considerado o único homem justo do mundo, não teve o menor ressentimento de ver, logo após desembarcar no seu navio divino, corpos de animais e pessoas boiando (inclusive mulheres, velhos, deficientes físicos e crianças). A ação das bactérias e fungos iria causar o apodrecimento desses corpos e o mau cheiro tomaria conta do mundo. Outro problema iria surgir com o desembarque dos animais que estavam na arca. Devido à destruição total da fauna e da flora do planeta, como esses animais encontrariam alimentos para poder sobreviver após o dilúvio.
Como uma pessoa que passou pela escola, teve uma instrução baseada na ciência (pelo menos é o que se espera da escola) acredita nessas lendas tidas como verdades absolutas por líderes religiosos cristãos no mundo todo? Se essa pessoa passou pela escola e acredita nessa lenda, é porque não aprendeu ou não lhe ensinaram ciência como deviria. E o mais absurdo do que essa lenda, é que professores que se dizem questionadores, buscam a verdade e cobram dos seus alunos dedicação aos estudos, não tem a menor condição para cobrar essa atitude dos seus alunos porque ele não está cumprindo com sua função de professor que é trazer para os alunos e para a escola a luz da razão que tem o papel de iluminar o pensamento e dar o suporte necessário a racionalidade humana.

terça-feira, 12 de julho de 2011

DEUS É NEGRO

O racismo é uma das questões que sempre causaram sérios problemas dentro da sociedade humana. Há quem defenda que a cor negra é fruto de uma maldição arquitetada por Deus e em função disso, os negros e o continente africano são vistos com inferioridade em relação ao restante da humanidade. Se fizermos uma pesquisa e perguntássemos qual o lugar da terra que é mais atrasado e onde se encontra a população mais miserável do mundo, as pessoas apontariam a África e os africanos como respostas. Para classificar a origem dos negros, muitos líderes religiosos explicam para suas ovelhas que a Bíblia e seus livros sagrados têm as respostas. Esses líderes religiosos se apóiam em passagens bíblicas de forma preconceituosa, irresponsável e discriminatória diante dessa questão. Muitos dizem que a cor negra é o sinal que o Senhor colocou em Abel por ter matado seu irmão Caim (Gn 4:15). Já por outro lado, há a interpretação que fazem do Gen (9:25) onde há a maldição de Noé em relação ao seu filho Cam por tê-lo visto nu. No entanto, esses argumentos são falhos e sem sustentação diante das escrituras. No caso de Caim, que teve toda a sua descendência destruída pelo dilúvio e, em função disso, os negros não poderiam existir hoje, o sinal que o Senhor colocou nele não foi escurecer a cor da sua pele, mas sim, colocou-lhe um “ideograma” que o identificaria onde estivesse. Já a maldição de Cam, um dos filhos de Noé, foi reservada a um dos ramos da descendência camita: os cananeus. E para acabar de vez com esse argumento racista, a maldição se cumpriu quando os hebreus tomaram as terras desse povo no século XV antes de Cristo.
E não pense que esses argumentos racistas ficam restritos as religiões cristãs (católicas ou evangélicas). Vamos encontrá-los também na doutrina espírita onde o seu principal representante, Allan Kardec, principal decodificador dessa doutrina, expõe em um dos seus livros mais conhecidos, A Gênese, a seguinte afirmação: "O progresso não foi, pois, uniforme em toda a espécie humana; as raças mais inteligentes naturalmente progrediram mais que as outras, sem contar que os Espíritos, recentemente nascidos na vida espiritual, vindo a se encarnar sobre a Terra desde que chegaram em primeiro lugar, tornam mais sensíveis a diferença do progresso(sic!). Com efeito, seria impossível atribuir a mesma antiguidade de criação aos selvagens que mal se distinguem dos macacos, que aos chineses e ainda menos aos europeus civilizados.(Allan Kardec, A Gênese. Pag. 187). Kardec achava os negros selvagens e semelhantes aos macacos. Imagine se esse livro não fosse inspirado por espíritos superiores!
Outra vertente religiosa que outrora abraçava as idéias racistas, mas que está mais moderado nos dias de hoje, mas que o seu livro sagrado ainda sustenta a tese de que ter a cor negra é uma maldição é a Igreja dos Santos dos Últimos Dias ou Mórmons, como é mais conhecida. Há uma passagem do livro de Mórmons onde podemos encontrar a estória de duas famílias judias que vieram para a América do Norte, vindas de Jerusalém em 600 anos a.C. Uma dessas famílias, era de Leí, a outra de Ismael. Leí teve dois filhos chamados Nefi e Lamã. O primeiro era justo, mas Lamã, não. Devido a sua falta de justeza, Deus o amaldiçoa tornando sua pele negra. Veja essa passagem em Nefi (5:21) e Alma (3:6). Bastou isso para os mórmons barrarem os negros de ocuparem o sacerdócio até 1978 quando o seu presidente Spencer Kimball anunciou que teve uma “revelação” e a partir daquele momento, os negros podiam ser aceito para serem sacerdotes mórmons. Essa decisão, na época, não agradou a todos que fazem parte dessa denominação religiosa.
Diante dessas visões religiosas racistas da humanidade, podemos apontar uma luz que brilha das próprias escrituras sagradas e que pode acabar com essa distorção da condição humana. Lendo a Bíblia de forma mais atenta e usando critérios históricos e geográficos, portanto, baseados em dados científicos, podemos provar que o primeiro homem era negro. Em termos científicos, essa afirmativa já está mais do que provada. A ciência diz que a espécie humana surgiu na África a milhões de anos atrás. A primeira região do mundo a ser civilizada foi o continente africano onde se desenvolveram a metalurgia, a agricultura, as primeiras cidades e impérios criados pelos povos que lá habitavam. De acordo com a Bíblia, Deus fez o homem segundo a sua e imagem e semelhança. E analisando o local que Deus colocou o homem logo após ele ser feito do pó da terra, não há dúvida de que Adão era negro. E se o primeiro homem era a imagem e semelhança de Deus, então, Deus é negro! Consulte o segundo capítulo do Gênesis a partir do versículo sete e você confirmará essa afirmação acima. A passagem é mais ou menos assim: Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito vivente. Depois Deus plantou um jardim no Éden (note que o Éden já existia) da banda do oriente (e aí devemos entender banda do oriente de Israel. No oriente desse país está localizado o Iraque e que podemos encontrar os rios Tigre e Eufrates, sendo este último originário do Jardim do Éden. (veja essa observação mais adiante.) e pôs ali o homem que tinha formado. No versículo 10 a narrativa continua dizendo: E safa, um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornara em quatro braços. O nome do primeiro rio é Pison, este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. O versículo 13 diz: O nome do segundo rio é Giron; este é o que rodeia a terra de Cuxe (veja que essa palavra se relaciona ao continente africano. Cuxe, em hebraico, significa preto, escuro, cara pintada. Era uma região bastante conhecida pelos hebreus e de acordo com o profeta Ezequiel (29:10), localizava-se no sul do Egito. Essa região corresponde aos atuais Sudão, Etiópia e Núbia) e no versículo seguinte(14) encontramos o terceiro rio que recebe o nome de Hidequel; este é o que vai para a banda do oriente da Assíria; o quarto é o rio Eufrates(rio que faz parte do atual Iraque).
Segundo Selmo Ricardo Reis (pastor auxiliar Saint John Primitive Baptist Church Delray Beach, Florida, “alguns estudiosos afirmam que mudanças catastróficas ocorrem com o planteta e o dividiram em vários continentes. Na verdade, se observarmos os continentes, veremos que se encaixam perfeitamente. O continente africano é ligado a Ásia através do Egito, e ainda assim, não é considerando um só continente. Além disso, antes da formação dos continentes, é bem provável que havia uma extensão maior de terra que ligava a atual Somália ao Yemen, a Etiópia a Arábia, completando assim, a falha que corta quase que por inteiro, o continente africano do continente asiático”. Outra passagem que confirma que Deus é negro é aquela que diz que para fugir da ira do rei Herodes, os pais de Jesus o leva para o Egito (um país africano) para protegê-lo do governante romano na região da Palestina. Como esconder uma criança branca, cabelos loiros e olhos azuis num país onde a população era composta de pessoas negras por tanto tempo sem ser descoberta pelas autoridades romanas?
Não se surpreenda se Deus, no momento do Juízo Final, aparecer como negro da mesma forma do Jesus do Auto da Compadecida causando estranheza perante seus seguidores racistas. A negritude de Deus seria a grande verdade que tanto essas pessoas procuram! Como os adeptos da KKK, do Apartheid, do Neonazismo reagiriam diante de uma situação dessa? Como ficariam as Igrejas e religiões que têm o costume de satanizar a raça negra e o continente africano em função de suas práticas religiosas apontando-as como responsáveis pelos castigos estabelecidos por Deus contra a humanidade? Saber que Deus é negro seria o caminho que tanto as religiões procuram para harmonizar os seres humanos e mostrar que todos nós somos um, viemos do Um e que como causa final, pra Ele voltaremos.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

QUEM SOU EU?

Nasci em 25 de Dezembro de uma virgem. O meu nascimento foi acompanhado por uma estrela a leste que por sua vez, foi seguida por três reis em busca do Salvador recém-nascido. Aos doze anos, era uma criança prodígio e aos 30 foi batizado e logo em seguida comecei o meu Reinado. Tive 12 discípulos, fiz milagres como curar enfermos, andar sobre as águas, ressuscitei um homem chamado Elazarus (Cristo ressuscitou Lázaro!). Era conhecido por vários nomes como A Verdade, A Luz, O Filho de Deus, Krst entre muitos outros. Fui traído e crucificado, morto, fui sepultado e ressuscitei três dias depois. Se você pensou e respondeu Jesus, sua resposta está errada! Essa historieta pertence ao deus egípcio Hórus que era cultuado a mais de 3000 anos a. C. Nessa estória do deus Hórus, há uma semelhança com o mito cristão da virgem grávida (Maria) que foge de Herodes em direção ao Egito, para salvar seu filho (Jesus) que carrega em seu ventre. Esse mito é uma reinterpretação da lenda de Ísis e Hórus fugindo de Seth. O mito de Hórus tem semelhança também com a estória de Krishna, um deus indiano de 3500 a.C. O mesmo nasceu de uma virgem que foi avisada com antecedência sobre a sua concepção de seu filho-deus e qual nome daria a criança: Krishna (quase a mesma pronúncia da palavra Cristo, não é?). Uma profecia dizia que Krishna destronaria seu tio, o Rajá. Por causa disso, a mãe de Krishna foi presa numa torre para não ser concebida por ninguém. O espírito de Vishnu atravessou o muro e se uniu à ela, se mostrando como uma luz que foi absorvida pela mãe de Krishna (Devanagy).Quando Krishna nasceu, um vendaval demoliu a torre onde Devanagy estava aprisionada e fugiu com Krishna para Nanda. O Rajá mandou matar todas as crianças que tinham acabado de nascer, mas Krishna conseguiu escapar. Pastores foram avisados da chegada de Krisnha através de um aviso nos céus (uma estrela no Oriente) e lhe levaram presentes. Com 16 anos, Krishna começa a viajar pela Índia, para pregar a sua doutrina, abandonando a sua família e é chamado de Redentor pelo seu povo. Faz muitos discípulos e recebe o nome de Jaseu (Jesus?) e após sua morte ressuscitou. Outra estória parecida pertence ao deus grego Dionísio que também nasce de uma virgem a 25 de Dezembro, foi um peregrino que praticou milagres tais como transformar água em vinho e era conhecido como Reis dos Reis, Filho Pródigo de Deus, Alfa e Ômega entre muitas outras coisas e após sua morte ressuscitou. Outro ser mitológico que tem as mesmas características é o deus Mithra, da Pérsia antiga. Ele também nasceu de uma virgem em 25 de dezembro, uma estrela surgiu no Oriente indicando o caminho para os magos que trouxeram incenso, mirra e ouro. Teve 12 discípulos, praticou milagres, após a sua morte foi sepultado e três dias depois ressuscitou. Também era conhecido como A Verdade, A Luz entre muitos outros nomes e o dia sagrado para a adoração de Mithra era aos domingos. A estória de Buda também trás semelhanças incríveis veja: O nascimento de Buda teria sido avisado à sua mãe e quando ele nasceu uma luz intensa iluminou o mundo fazendo mudos falarem, cegos verem e uma brilhante estrela no Oriente anunciou o seu nascimento. Buda fez as pessoas mais sábias do seu tempo se admirarem com o seu vasto conhecimento e muito cedo começou a pregar e converter pessoas.O seu discurso mais famoso também leva o nome de Sermão da Montanha e depois que morreu, ressuscitou aparecendo para os seus seguidores. Será que essas semelhanças que existem entre o Cristianismo e essas mitologias são puras coincidências? Que reflexões podemos tirar dessas mitologias? Os ensinamentos que nos foram transmitidos pelas religiões cristãs há séculos sobre o Filho de Deus (Jesus Cristo) estariam baseados nessas mitologias de vários povos do mundo antigo? Seria a história de Jesus, o alicerce do Cristianismo, um ser “construído” a partir desses personagens mitológicos de outras religiões?

sábado, 9 de julho de 2011

POR QUE CAIM MATOU ABEL?

Existem algumas passagens bíblicas que precisam de uma investigação mais apurada. Como a maioria dos cristãos não consegue entender o que lêem acabam aceitando, sem muita exigência, as interpretações feitas pelos os seus líderes espirituais. A maioria deles (cristãos) é composta de analfabetos ou tem pouca escolaridade. Muitos andam com a Bíblia debaixo do braço (principalmente os evangélicos) como um símbolo, não como uma fonte de leitura onde a complexidade de vocabulário e estrutura de pensamento foge do cotidiano da maioria dessas pessoas. Mas, mesmo assim, vamos tentar procurar o motivo do assassinato de Abel pelo seu irmão, Caim. Acompanhe o que segue abaixo e não deixe de ter uma Bíblia na mão, pois você vai precisar consultá-la.
Os dois primeiro filhos de Adão e Eva foram Caim (o primeiro), e Abel, (o segundo). Aquele era pastor de ovelhas e este, lavrador da terra. Caim, para agradar ao Senhor, trouxe do fruto da terra uma oferta. Nesse caso, imaginamos que ele quis oferecer ao Senhor alimentos produzidos pela terra como frutas, verduras, etc. Só que Abel trouxe animais (ovelhas) que deixou o Senhor muito mais satisfeito do que com as ofertas dadas por Caim. (Leia Gn 4:4 -5)
A preferência do Senhor pela a oferta de Abel deixou Caim muito revoltado. A reação provocada pela escolha do Senhor em relação à oferta dos dois irmãos foi desproporcional a questão. Caim tomado pelo ódio matou Abel. Esse foi o primeiro crime, segundo a Bíblia, registrado na história da humanidade. O que levou Caim a tomar essa atitude tão drástica? Esse crime poderia ser evitado? Abel sabia de alguma informação em relação à oferta que agradava mais ao Senhor que Caim não conhecia?
Lendo essa passagem bíblica encontrei a resposta mais plausível, em minha opinião, para responder esses questionamentos. A resposta está em Gênesis 8:20-21. Veja: “E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa eofereceu holocaustos sobre o altar. E o Senhor cheirou o suave cheiro e disse o Senhor em seu coração: não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz. Javé adorava o cheiro de carne queimada. Para ele a carne queimada exalava um cheiro muito gostoso. É bem provável que o motivo do Senhor ter preferido a oferta de Abel, a Caim esteja relacionada com esse paladar e/ou olfato estranho de Javé. Veja que essa maneira de agradar ao Senhor é encontrada em outras passagens bíblicas (Lv 1:5; 23:12-18). O que eu não consigo entender é como um deus tem um comportamento estranho desse, ou seja, gostar do cheiro de carne queimada. É algo muito bizarro. E o mais estranho ainda é as pessoas acharem esse tipo de comportamento normal e compreensível. Eu, hein!

O erro de Caim foi não saber que o Senhor era carnívoro e não vegetariano. Talvez Abel tivesse essa informação privilegiada. Por ter assassinado seu irmão, Caim foi condenado a viver como um fugitivo e errante pela terra e para minimizar a má sorte do condenado o Senhor determina que qualquer um que matasse Caim sete vezes seria castigado e colocou um sinal (ninguém sabe qual) nele
para quem o encontrasse não o ferisse.

Mas o interessante que alguns versículos mais a frente, Caim conhece a sua mulher (ninguém sabe o seu nome e de onde ela surgiu) e dessa relação surge um filho, chamado Enoque e, além disso, ele (Caim) constrói uma cidade que recebe o nome do seu filho. O Caim era bastante eficiente: construiu uma cidade sozinho? Eu pensei que ele tivesse sido condenado a viver como um hippe pelo meio do mundo. Vai ver que quem mudou o destino de Caim foi a mulher (sem nome). Essas mulheres!

Falando em animais, holocaustos, veio-me a cabeça uma questão: quando Noé colocou os animais e as aves dentro da Arca não foi um par, ou seja, um macho e uma fêmea limpos? Como esses animais sobreviveram se Noé ofereceu ao Senhor um animal de cada espécie em holocaustos ao Senhor? Pelo que sei a maioria dos animais que estavam na Arca só conseguem se reproduzir através de uma relação sexuada, ou seja, uma relação com o sexo oposto. Se Noé queimou para o Senhor um animal de cada espécie, como os outros que ficaram vivos conseguiram se reproduzir? (Confira essa passagem em Gn 8:20 ).
Mais uma vez, os relatos bíblicos diante de um olhar mais acurado não têm consistência nenhuma. Acredita-se neles por convicções religiosas onde a fé não exige evidências das narrativas bíblicas. A religião tem como componente fundamental o ilusionismo, ou seja, o que as pessoas lêem não está relacionado à verdade, mas ao desejo de ver os seus pensamentos concretizados como a verdade procurada por todas as pessoas.