sábado, 24 de setembro de 2011

QUEM QUER VOLTAR?


Quem gosta de ver o Gugu deportando nordestinos pra terrinha? Todo domingo é a mesma coisa: o programa escolhe uma família de nordestinos que se encontra em extrema miséria e a convida para voltar para o seio da (grande) família. A resposta é um grande SIM e todos são conduzidos para o aeroporto (nas carreiras) e é a partir daí que os indesejáveis “cabeças-chatas” são deportados um a um de maneira sutil da terra da garoa. Os neonazistas paulistas acusam os negros, gays e nordestinos, principalmente, por serem os responsáveis pela degeneração da sociedade e das famílias paulistas. É um pensamento que afeta pessoas que sofrem de uma angustiante hemiplegia mental. Claro que Gugu não é partidário desse pensamento doentio, mas colabora (sem querer) para que ele se difunda pela sociedade brasileira. Como o brasileiro(a maioria) possui mais olhos do que cabeça, não se dar conta de estar cultuando idéias racistas, separatistas e discriminatórias em relação aos protagonistas de Morte e Vida Severina.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

FORRÓ COM TOQUE ROMANO


Hoje (18/09/2011), durante meu passeio vespertino de bicicleta, vi uma movimentação estranha no Pátio da Sulanca. Eram muitas pessoas trabalhando e erguendo estruturas metálicas que faziam parte de dois palcos enormes que já estavam montados no fundo desse espaço destinados a grandes eventos populares. Lembrei que era a preparação de um evento que acontece anualmente na cidade: Forromares! Esse evento tem um lado bom: apaga a imagem que aquele espaço tem de ser uma favela, local de venda e consumo de drogas e prostituição em geral. Logo em seguida, pensei na História e encontrei um paralelo interessante com esse evento. Lembrei de Roma Antiga e seu imperador Titus Flavius Vespasianus e de sua celebre frase: pão e circo para o povo. Quando os números de desempregados e de miseráveis romanos aumentavam, seus governantes se utilizavam de eventos populares que tivessem adesão das massas. Um dos mais famosos templos de enganação popular foi o Coliseum. Lá havia lutas de gladiadores e durante o evento eram distribuídos pães. Toda cidade tem o seu Coliseum e nossa cidade não foge à regra. Esse é o lado ruim! Só que agora, a luta não é mais entre gladiadores lutando para sobreviverem dos seus adversários e da insensatez dos expectadores. Hoje, a luta é para conquistar a alma do povo. Os governantes disputam entre si quem realiza melhor esses espetáculos que irão iludir o povo! São gastos verdadeiras fortunas com a intenção de aplacar a ira do povo pela falta de interesse de muitos governantes em resolver as mazelas que afligem a população e a única coisa que ameniza e comove as massas é o pão e circo. Essa combinação é quase infalível. São duas fórmulas imbatíveis: a que foi criada pelo imperador Titus Flavius e a fórmula da Coca-Cola! Não tem jeito. Por mais que as pessoas advirtam sobre os males que elas provocam, mais as pessoas consomem. Há coisas na vida que não tem explicação. É como moça que quer perder a virgindade com o namorado! Não tem conselho que dê jeito!

AMIZADES NA BERLINDA


A amizade banalizou-se. Tornou-se algo parecido como virgindade, ou seja, quase ninguém mais dar importância. Pelo contrário, quando se é virgem, a pessoa se torna alvo de gozação! A amizade vai pelo mesmo caminho e, hoje, é a coisa mais fácil de fazer! É só entrar numas das redes sociais disponíveis e pronto, você vai fazer milhares de amizades de uma hora para outra. É prático demais! Construir uma amizade, na verdade, é algo que leva dezenas de anos e até mesmo a vida inteira das pessoas. É como se fosse construir uma pirâmide egípcia. Aqueles belíssimos monumentos não foram construídos de um dia para o outro. Levava décadas até ficarem prontos. Da mesma forma é construir amizades, ou seja, não é tão fácil como parece! Talvez as pessoas absorveram a dinâmica do capitalismo atual onde tudo deve ser prático e descartável, até as amizades. É como fast food! Esse tipo de comportamento afetou até a sexualidade humana onde as preliminares foram trocadas pelo ato sexual em si como é visto nos filmes pornôs, ou seja, a mulher vai logo abrindo as pernas e o cara enfiando a pica! Talvez seja por isso que os conflitos entre “amigos” venham aumentando muito ultimamente. Pudera! Amizades virtuais são como gambás, se você chegar muito perto não vai agüentar!

NEYMAR: ENTRE XUXA E O SUCESSO


Neymar é um dos muitos garotos que não gostavam de estudar porque achava mais interessante jogar futebol. Entre milhares de crianças e adolescentes que têm o mesmo pensamento, ele, Neymar, acabou dando certo na escolha que fez. Outro dia ele foi sabatinado pela Xuxa, no seu programa, sobre vários assuntos. E vi que, realmente, Neymar, estudou pouco. Suas respostas para a apresentadora eram muito pobres e vazias. Percebia-se que ele estava meio perdido e nervoso porque ria o tempo todo. Xuxa, com aquele olhar de tarada que ela tem, só faltou engolir o garoto ali mesmo, durante a entrevista. Acho que ela tem saudades do início da carreira. Neymar não passa de um garoto que está em fase de transição da punheta para o sexo propriamente dito. Tanto é verdade que, quando teve a primeira oportunidade de “afogar o ganso” a garota engravidou! Mas que azar Neymar! Isso seu pai não soube administrar! Ele se preocupou mais com o seu dinheiro do que com as armadilhas das piriguetes! Mas, na vida, tudo tem um preço e diante do sucesso são poucos que têm habilidades de conviver com ele. Espero que você não participe do “vale a pena ver de novo” onde outras pessoas que fizeram sucesso, principalmente no futebol, trocaram a bola pela pensão alimentícia.

domingo, 11 de setembro de 2011

ÍDOLOS CAÍDOS

O mundo pop nesse sábado (23) acordou com uma bomba que explodiu em Londres e atingiu o mundo inteiro. Noticiários de TV divulgavam a morte da cantora Amy Winehouse. A artista foi encontra morta na sua casa. Apesar da pouca idade (27 anos), a cantora fez sucesso com muita rapidez e junto com o crescimento artístico, Amy era manchete em vários seguimentos da imprensa londrina e mundial devido a vários escândalos que a artista se envolvia desde embriaguez, barracos em boates e nos shows, sexo e drogas. Quando esteve no Brasil, Amy fez shows em Floripa, Rio, Recife e São Paulo.
O que a popstar Amy Winehouse tem de interessante para a posteridade? Que exemplos ele deixou para os jovens? Você incentivaria seus filhos, sobrinhos, netos, a seguirem essa cantora? Uma mulher que vivia mergulhada nas drogas, visivelmente em conflito existencial, desequilíbrio psíquico, adepta de uma promiscuidade sexual sem tamanho e envolvida numa profunda depressão. Além disso, aparentava ser portadora de anorexia. Enfim, era uma pessoa com sérios distúrbios psiquiátricos e que geralmente o fim que ela teve já era esperado.
Talvez a Amy não tenha suportado o sucesso que tanto as pessoas que vivem no mundo pop procuram. Talvez pela sua pouca idade, não soube administrar as coisas e pessoas que o sucesso proporciona. Talvez a Amy não soubesse administrar a fortuna que passou a ganhar com suas músicas e shows. Assim como outros artistas que tiveram o mesmo fim, Amy Winehouse mostrou que a vida não é o que muita gente pense e que apesar de alguns seres humanos atingirem níveis de sobrevivência fora do comum e fama, a barreira que nos separa na morte é tênue e está disposta para todos sem levar em consideração a condição social que as pessoas se encontram. Será que essa morte trágica vai servir de exemplo para outros que virão no passo da Amy Winehouse?