domingo, 22 de maio de 2011

AMIZADE VIRTUAL

MSN, ORKUT, FACEBOOK, TWITTER e tantas outras redes sociais são a sensação do momento. Há pessoas que passam o dia inteiro conectadas a essas redes abordando vários assuntos com milhares de outras pessoas ao mesmo tempo tanto no Brasil como em outros países. É algo genial como meio de comunicação. Mas está acontecento algo que está cada dia mais evidente que é falta de comunicação entras as pessoas frente a frente, sem a interferência de um computador. Há pessoas que através dessas redes sociais têm milhares de amigos, mas ao mesmo tempo vivem solitárias e depresivas. Como explicar isso? Os milhões de amigos virtuais não substituem um amigo real que está ao seu lado nos momentos bons e ruins de nossas vidas. Além disso, as verdadeiras amizades são construídas ao longo do tempo por isso é preciso aperfeiçoa-la, lapidá-la todos os dias. Essas amizades não são construídas através de um clique, mas por meio do sentimento, respeito e afinidade. As amizades virtuais são ilusões do mundo contemporâneo provocadas pelo medo do outro.


As amizades virtuais são como a masturbação, ou seja, utiliza-se muito a imaginação, precisa ser rápido e que satisfaz a libido momentaneamente, mas que não substitue o ato sexual entre duas pessoas. O que poderia ocorrer coma a humanidade se a amizade virtual, substitui-se a amizade real? Talvez nossa sociedade se tornasse uma MATRIX onde as pessoas são extremamente frias e desprovidas dos sentimentos humanos. A humanidade entraria num colapso, num caos social e familiar porque uma das caracteristicas do ser humano é construir sentimentos e um deles é amizade.


A amizade é algo raro no mundo contemporâneo. É como encontrar ética entre os políticos, a verdade entre as religiões, a dignidade entre os seres humanos. O que rega a amizade e a faz crescer firme é a verdade entre as pessoas. Talvez seja pela distância que os homens têm da verdade que a procura pelas amizades virtuais seja intensa.


O ser humano precisa se redescobrir como ser social porque necessariamente precisa dos outros para poder sobreviver. O homem tem na amizade um caminho seguro para manter sua existência dentro do universo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário