quarta-feira, 3 de agosto de 2011

QUANDO O SOL PAROU!


Há coisas na vida que tentam desafiar e desqualificar a nossa racionalidade através de argumentos que pra muita gente é convincente, mas que se esses argumentos forem colocados à luz da razão, descobriremos que eles são falhos, incoerentes, fantasiosos e inconsistentes diante do real. Outro dia li na Bíblia que o Sol parou para que um grupo de pessoas pudesse, através de um massacre, acabar com a vida de outras pessoas. Quando li essa passagem bíblica fiquei chocado por não entender como Deus pôde atender ao pedido de um dos seus protegidos e interferir no movimento do Sol (e também da Lua) para que fosse “prolongado o dia” e desse tempo para liquidar com a vida de centenas de pessoas. Essa passagem encontra-se no livro de Josué (10:12-13) e esta relacionada com um fenômeno que mexeu com a harmonia do nosso sistema solar e diz o seguinte: “Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse, na presença dos israelitas: Sol detém-te sobre Gibeom, e tu, lua, no vale de Aijalom” (Josué 10:12). Explicou-lhes que Josué se encontrava rodeado por inimigos e se a noite caísse, eles poderiam sobrepujá-lo. Pediu, portanto, a Deus que o Sol parasse, e assim aconteceu, o Sol não se pôs o dia todo. “E o Sol se deteve, e a Lua parou, até que “o povo se vingou de seus inimigos...”. O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro”. Josué (10:13). Agora, vamos analisar isso! Como um fenômeno astronômico dessa magnitude não foi registrado por nenhum observatório astronômico babilônico, chinês, grego, maia, asteca? Nenhum desses povos jamais registrou coisa alguma sobre esse fenômeno! Como um feito dessa natureza passou despercebido pelos astrônomos da antiguidade? Será que esse fenômeno só chamou a atenção de um guerreiro sanguinário e sua turba de assassinos? Fica claro que as pessoas que escreveram essa estória fantasiosa não tinham conhecimento dos movimentos executados pela Terra, ou seja, não conheciam os movimentos de rotação e translação. Eles achavam que a Terra era fixa e a única maneira de fazer com que o dia se prolongasse era parando o Sol. Para prolongar o dia, seria necessário parar o movimento de rotação do planeta Terra, não o Sol! Só esse argumento seria o bastante para colocar por terra esse mito. Mas, vamos para outra questão mais séria! Os pastores de cabra que alimentaram essa fantasia, e que depois alguém passou para o papel, também desconheciam algo que alunos que freqüentam a escola no ensino fundamental sabem!(pelo menos é o que se espera deles!) Estamos falando de um fenômeno físico conhecido como INÉRCIA. Se o Sol parasse seu movimento de forma abrupta provocaria estragos imensos e irreversíveis nos astros que o circulam, inclusive nossa pequena casa espacial: a Terra. A velocidade que esse astro viaja no espaço é algo fora do comum. O Sol viaja a uma velocidade em torno do centro da nossa Galáxia a cerca de 900.000 Km/h ou 250 Km/s e com um detalhe: mesmo com essa velocidade, o Sol demora aproximadamente 200.000.000 de anos para dar uma volta completa em torno da Via Láctea.
Agora vamos supor que Deus seguisse a nossa lógica e parasse a Terra para que seu guerreiro (Josué) esfolasse seus inimigos. Do jeito que aconteceria com o Sol, a Terra passaria pelo mesmo fenômeno físico, a inércia, já que ela desenvolve uma velocidade de aproximadamente 107.000 Km/h ou 30Km/s. Tudo que estivesse na superfície da Terra voaria pelo espaço. Seria algo catastrófico! A vida no planeta seria extinta! Ainda bem que essa estorinha é coisa de pastores de cabras transmitidas de geração a geração como parte da cultura local dessas pessoas. Nada, além disso! Se você acredita nesse conto de fadas, paciência! Se não acredita, ótimo! Sua mente ainda não foi usurpada pelos ladrões de consciência de várias denominações religiosas que insistem em colocar o desejo e a fantasia no lugar da razão e do conhecimento científico dos fatos e fenômenos que cercam o ser humano e sua existência no universo.

11 comentários:

  1. Já percebeu que suas idéias não limitam o poder de Deus, o fato é que Josué venceu a batalha, vc crendo ou não. Eu prefiro viver ao ter que explicar os milagres de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um milagre que ninguém sabe se de fato aconteceu, pois não há registros. Deus quer que acreditemos nele mas nos dando somente uma bíblia como base fica difícil. Pois não há vestígios de cobra que falava, de dilúvio, de sol que parou, de jesus q existiu e nem de nada. É preciso ter muita fé mesmo. Infelizmente. E é óbvio q as idéias dele não limitam o poder de deus. Pq de acordo com os cristãos deus faz o impossível, igual o harry potter. E impossível é por definição algo impossível de se fazer. Eu tenho fé num Dragão cor de rosa, que solta purpurina pelas ventas, que já fez todas as pessoas do planeta ficarem paralisadas enquanto só eu me movia por um dia inteiro! Foi mto loko. Mas eu não pedi isso pra ele pra eu poder matar meus inimigos. Meu Dragão não seria de acordo essa maldade. Foi só pra ficar de bobeira mesmo. Você achar isso impossível não vai limitar o poder do meu Dragão. O fato é que eu vivi essa experiência, vc crendo ou não. Prefiro viver ao ter que explicar os milagres do meu Dragão.

      Excluir
    2. Um milagre que ninguém sabe se de fato aconteceu, pois não há registros. Deus quer que acreditemos nele mas nos dando somente uma bíblia como base fica difícil. Pois não há vestígios de cobra que falava, de dilúvio, de sol que parou, de jesus q existiu e nem de nada. É preciso ter muita fé mesmo. Infelizmente. E é óbvio q as idéias dele não limitam o poder de deus. Pq de acordo com os cristãos deus faz o impossível, igual o harry potter. E impossível é por definição algo impossível de se fazer. Eu tenho fé num Dragão cor de rosa, que solta purpurina pelas ventas, que já fez todas as pessoas do planeta ficarem paralisadas enquanto só eu me movia por um dia inteiro! Foi mto loko. Mas eu não pedi isso pra ele pra eu poder matar meus inimigos. Meu Dragão não seria de acordo essa maldade. Foi só pra ficar de bobeira mesmo. Você achar isso impossível não vai limitar o poder do meu Dragão. O fato é que eu vivi essa experiência, vc crendo ou não. Prefiro viver ao ter que explicar os milagres do meu Dragão.

      Excluir
  2. A ciencia e algo que evolui, algum tempo atraz pensavamos que a terra era chata, depois que o sol girava em torno da terra. Nada pode-se afirmar com certeza, porque tudo e relativo, ate o tempo a fisuca quantica e uma prova. O que afirmamos hoje pode mudar amanha. Ate para acreditar no big bang exige fe. Pois nao e provado a transicao do inanimado em vida. Po isso cuidado antes de dizer que algo e impossivel. Estude e sempre questione mas nunca negue.

    ResponderExcluir
  3. vai estudar a bíblia seu frustado, não fale o que você não sabe seu burro .

    ResponderExcluir
  4. É incrível que pessoas sem conhecimentos teológicos querem expressar algo que não sabe.A bíblia diz:"meu povo perece por falta de conhecimento."oseis 4;6.pessoas que murmuravam, falaram mal de Deus se deram muito mal.
    procure conhecer a escrituras, saber quem é Deus, quem foi Josué, e não ficar falando asneiras.Que o senhor tem misericórdias das suas palavras.
    O poder do senhor é infinito e soberano, é dele e por ele que são todas as coisas.Se vc ta respirando neste momento, foi por que foi Deus que concedeu mais um dia de vida para você.Se você morrer agora sua alma vai para onde?Pra disnelândia que não é.Só existe o céu e o inferno..mesmo que vc não acredite nessas duas coisas, de qualquer forma, pra um desses lugares você irá um dia.Deus nos deu o sopro de vida, um dia morreremos e apodreceremos nas sepulturas.Mas quem aceitar jesus como salvador irá morar com ele na glórias.Só que antes de sabermos se iremos para o céu o inferno, o senhor julgará nossas ações e nossas palavras.pensa e reflita, e reveja seus conceitos.Lembre-se:Deus julgará isso que você está escrevendo.Com as coisas de Deus não se brinca.Um dia meu tio que bem de vida disse:Foi eu que consegui tudo com o meu trabalho não foi Deus que me deu nada.Quando ele saiu com seu caro,foi atingido por um carro que o atropelou, só não morreu pela misericórdia de Deus, mas ficou usando pino nas pernas.De uns anos pra cá, ele já perdeu muitos das suas propriedades, não é mais rico como de autrora.Reveja seus comentários qe ainda dá tempo.

    ResponderExcluir
  5. Meu amigo, Deus nao se limita a ciencia, ou conceitos humanos, Deus criou o ceus e a terra, se ela quiser ele para tudo, independente se isso vai contra a logica, o fato é que Deus anda na contra-mao do que é normal, se olharmos para Deus apenas com uma olhar natural , nao veremos as maravilhas de Deus, eu sou apologetico e defendo minha fé, a biblia é para se acreditar e nao entender, se vc olhar as coisa por uma perspectiva humana e racional, vai ser muito dificil conhecer a Deus. por mais dificil de entender isso, saiba que Jesus é o UNICO caminho, ninguem vai a Deus se nao for por ele, a vida é muito mais do que pensamos, tudo isso, a ciencia, a humanidade, é passageira, mas a vida eterna existe, tente conhecer e se envolver como Senhor Jesus e descobrir uma nova perspectiva de vida. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  6. É por isso que na Bíblia está escrito: "ATÉ OS TOLOS QUANDO SE CALAM SE PARECEM SÁBIOS".
    Prefiro me calar do que ficar tergiversando com tolos. Não vale a pena.

    ResponderExcluir
  7. bom meu amigo voce explicou muito bem e nao percebeu que pela sua explicaçao da ´pra perceber que o poder de Deus vai muito alem do que se espera, Deus parou o sol (ou a terra) e pelo seu poder a terra nao foi destruida e esta em boas condicoes.

    e voce ainda acredita em teorias humanas do em eu, Deus soberano e poderoso.
    mais como cada um é um eu so te digo uma coisa
    que Deus te abençoi e tenha misericordia te ti.

    ResponderExcluir
  8. bom meu amigo voce explicou muito bem e nao percebeu que pela sua explicaçao da ´pra perceber que o poder de Deus vai muito alem do que se espera, Deus parou o sol (ou a terra) e pelo seu poder a terra nao foi destruida e esta em boas condicoes.

    e voce ainda acredita em teorias humanas do em eu, Deus soberano e poderoso.
    mais como cada um é um eu so te digo uma coisa
    que Deus te abençoi e tenha misericordia te ti.

    ResponderExcluir
  9. As pessoas aqui falam muito do poder de Deus, mas ninguém sabe, de fato, quem é Deus! Jesus disse que
    "ninguém nunca viu a face de Deus"... Diria que nem Moisés, pois ele apenas ouviu a voz de Deus lhe ditando os Dez Mandamentos. Assim, os teólogos escrevem, escrevem e escrevem sobre um Ser que ninguém sabe, de fato, quem é! E, sabemos, que
    os teólogos escrevem para eles mesmos, ou seja,
    seus textos são apenas para serem lidos por teólogos e tão somente entre eles, a discutir e
    a debater sobre um assunto que nenhum dos mortais
    (viventes na Terra) ainda viu!!! Só nos encontraremos com Deus quando Ele nos chamar, em
    tempo e hora que Ele decidir. É como penso! Fui!

    ResponderExcluir