sábado, 22 de janeiro de 2011

DE QUEM É A CULPA?

Assistimos recentemente a mais uma tragédia provocada pelas águas que matou centenas de pessoas na região serrana do Rio de Janeiro. Os congressistas aproveitaram a oportunidade para mostrar serviço à população. Eles passaram a procurar o(s) culpado(s) pela tragédia e disseram que a culpa era: do Estado do Rio, do governador, dos prefeitos da região atingida, da Defesa Civil, do Goveno Federal, dos próprios moradores por construírem suas casas em áreas de risco, do desmatamento da região, das queimadas etc.,etc., etc. Como podemos ver, não existe um culpado, mas vários. e se eles tiverem mesmo que apontar o culpado, tenhamos a certeza que serão os próprios moradores da região atingida, especialmente aqueles que morreram! Sendo assim, a impunidade será o consolo para os familiares das vítimas e a resposta a sociedade brasileira.
Falando em tragédia! E nossa? A de junho de 2010? A população ribeirinha da cidade dos Palmares e da região foi realmente retirada dessa área de risco? Há comentários que muitas famílias voltaram para suas casas condenadas pela Defesa Civil de Pernambuco. E essas casas não seriam indenizadas e destruídas e nos seus lugares seria feita uma avenida aqui em Palmares? Aqui como no Rio o(s) culpado(s) pela destruição das cidades da mata sul não foi(ram) encontrado(s) e é bem provável que ele(s) jamais seja(m) identificado(s). O governador disse, na época, que iria providenciar barragens de contenção para que esse tipo de tragédia não viesse acontecer na região da mata sul, mas até agora nada foi feito.
Mas isso é compreesível porque ele, o governador, não mora na região de risco. Por que ele vai se preocupar com isso?
Do jeito que o clima está desajustado não é difícil acontecer outra inundação nas cidades da mata sul pernambucana e com maior intensidade. Não sou adepto da escatologia, mas a realidade climática nos mostra esse perigo todos os dias em vários lugares do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário