terça-feira, 25 de janeiro de 2011

TORTURA PSICOLÓGICA

Passados mais de sete meses da invasão das águas em Palmares e região, o clima chuvoso vem causando medo entre a maioria da população palmarense. Esse comportamento é perfeitamente compreensível porque foram momentos de terror e pânico que boa parte do povo passou durante e depois da enchente. Serão necessários vários anos para que esse trauma seja superado. Outro dia surgiu um boato que o rio Una estaria com o seu volume de água anormal e invadiria a cidade novamente. Esse boato foi desmentido de imediato pelas autoridades locais e pelos orgãos meteorológicos que estão sob o controle do Estado de Pernambuco. O clima em Palmares e região está sendo monitorado 24h e qualquer coisa que fuja do esperado será dado o alerta para a população se previnir e evacuar as áreas de risco(pelo menos é o que a população espera das autoridades).
O clima chuvoso está ocorrendo em várias regiões do Brasil, especialmente nas regiões sudeste e norte causando estragos consideráveis e centenas de mortes. Portanto, as precipitações de chuva não é um privilégio da nossa região. É um fenômeno meteorológico que se estende por várias regiões do país.
Outro dia um amigo(evangélico) me parou na rua e disse: tavendo professor! Jesus tá voltando. É disso pra pior. As escrituras não mentem. É o fim dos tempos. Um" vaso" da igreja recebeu uma mensagem de Deus e disse que vai dar outra cheia em Palmares e bem maior do que a do ano passado(junho/2010). Tá todo mundo sabendo disso. Da ira de Deus ninguém escapa. Eu respodi: pode ser que sim, mas pode ser que não! Os fenômenos climáticos não podem ser controlados por nós humanos. Podemos fazer previsões que em muitos casos salvam muita gente. E perguntei ao mesmo: o vaso que recebeu essa mensagem não foi aquele da cidade de Catende, foi? Por que se foi aquele cidadão ele não passa de um vaso sanitàrio de banheiro de rodoviária. Diante dessa pergunta, o meu amigo(acho que ele não é mais) evangélico(continua sendo) ficou alguns segundos em silêncio, deu um sorriso meio acanhado e disse que estava apressado, despediu-se e foi embora.Dei bom dia e desejei felicidades pra ele e cada um de nós seguiu o seu caminho.
Cheguei a conclusão que existem algumas instituições religiosas que acham que quanto mais tragédias e mortes ocorrerem com a população mais elas se fortalecem. Provocam pânico psicológico entre os seus membros causando traumas e doeças psíquicas podendo até levar ao suicídio coletivo. É uma irresponsabilidade social dessas pessoas que dizem que recebem "mensagens divinas" e as externam para outras pessoas que muitas vezes não compartilham as mesmas crenças religiosas. Muitas dessas pessoas que dizem que recebem "mensagens divinas" são portadoras de uma doença mental chamada esquizofrenia e não sabem que a possui. Dentro de muitas igrejas têm muita gente que são portadoras dessa doença.
As mudanças climáticas são evidentes e é algo que foge da condição humana. Por milhares de anos, a Terra foi palco desses fenômenos naturais, porém avassaladores em relação a vida, especialmente, aos seres humanos. Mas até agora nossa espécie sobreviveu. Somos seres vivos que nos adaptamos a todas essas mudanças.O fim da humanidade poderá ocorrer, mas certamente lutaremos pela nossa sobrevivência, pela vida. Essa é uma característica natural do ser humano. Não é um discurso religioso que vai nos amedrontar e apagar a história da humanidade na Terra e no Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário