sábado, 9 de julho de 2011

POR QUE CAIM MATOU ABEL?

Existem algumas passagens bíblicas que precisam de uma investigação mais apurada. Como a maioria dos cristãos não consegue entender o que lêem acabam aceitando, sem muita exigência, as interpretações feitas pelos os seus líderes espirituais. A maioria deles (cristãos) é composta de analfabetos ou tem pouca escolaridade. Muitos andam com a Bíblia debaixo do braço (principalmente os evangélicos) como um símbolo, não como uma fonte de leitura onde a complexidade de vocabulário e estrutura de pensamento foge do cotidiano da maioria dessas pessoas. Mas, mesmo assim, vamos tentar procurar o motivo do assassinato de Abel pelo seu irmão, Caim. Acompanhe o que segue abaixo e não deixe de ter uma Bíblia na mão, pois você vai precisar consultá-la.
Os dois primeiro filhos de Adão e Eva foram Caim (o primeiro), e Abel, (o segundo). Aquele era pastor de ovelhas e este, lavrador da terra. Caim, para agradar ao Senhor, trouxe do fruto da terra uma oferta. Nesse caso, imaginamos que ele quis oferecer ao Senhor alimentos produzidos pela terra como frutas, verduras, etc. Só que Abel trouxe animais (ovelhas) que deixou o Senhor muito mais satisfeito do que com as ofertas dadas por Caim. (Leia Gn 4:4 -5)
A preferência do Senhor pela a oferta de Abel deixou Caim muito revoltado. A reação provocada pela escolha do Senhor em relação à oferta dos dois irmãos foi desproporcional a questão. Caim tomado pelo ódio matou Abel. Esse foi o primeiro crime, segundo a Bíblia, registrado na história da humanidade. O que levou Caim a tomar essa atitude tão drástica? Esse crime poderia ser evitado? Abel sabia de alguma informação em relação à oferta que agradava mais ao Senhor que Caim não conhecia?
Lendo essa passagem bíblica encontrei a resposta mais plausível, em minha opinião, para responder esses questionamentos. A resposta está em Gênesis 8:20-21. Veja: “E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa eofereceu holocaustos sobre o altar. E o Senhor cheirou o suave cheiro e disse o Senhor em seu coração: não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como fiz. Javé adorava o cheiro de carne queimada. Para ele a carne queimada exalava um cheiro muito gostoso. É bem provável que o motivo do Senhor ter preferido a oferta de Abel, a Caim esteja relacionada com esse paladar e/ou olfato estranho de Javé. Veja que essa maneira de agradar ao Senhor é encontrada em outras passagens bíblicas (Lv 1:5; 23:12-18). O que eu não consigo entender é como um deus tem um comportamento estranho desse, ou seja, gostar do cheiro de carne queimada. É algo muito bizarro. E o mais estranho ainda é as pessoas acharem esse tipo de comportamento normal e compreensível. Eu, hein!

O erro de Caim foi não saber que o Senhor era carnívoro e não vegetariano. Talvez Abel tivesse essa informação privilegiada. Por ter assassinado seu irmão, Caim foi condenado a viver como um fugitivo e errante pela terra e para minimizar a má sorte do condenado o Senhor determina que qualquer um que matasse Caim sete vezes seria castigado e colocou um sinal (ninguém sabe qual) nele
para quem o encontrasse não o ferisse.

Mas o interessante que alguns versículos mais a frente, Caim conhece a sua mulher (ninguém sabe o seu nome e de onde ela surgiu) e dessa relação surge um filho, chamado Enoque e, além disso, ele (Caim) constrói uma cidade que recebe o nome do seu filho. O Caim era bastante eficiente: construiu uma cidade sozinho? Eu pensei que ele tivesse sido condenado a viver como um hippe pelo meio do mundo. Vai ver que quem mudou o destino de Caim foi a mulher (sem nome). Essas mulheres!

Falando em animais, holocaustos, veio-me a cabeça uma questão: quando Noé colocou os animais e as aves dentro da Arca não foi um par, ou seja, um macho e uma fêmea limpos? Como esses animais sobreviveram se Noé ofereceu ao Senhor um animal de cada espécie em holocaustos ao Senhor? Pelo que sei a maioria dos animais que estavam na Arca só conseguem se reproduzir através de uma relação sexuada, ou seja, uma relação com o sexo oposto. Se Noé queimou para o Senhor um animal de cada espécie, como os outros que ficaram vivos conseguiram se reproduzir? (Confira essa passagem em Gn 8:20 ).
Mais uma vez, os relatos bíblicos diante de um olhar mais acurado não têm consistência nenhuma. Acredita-se neles por convicções religiosas onde a fé não exige evidências das narrativas bíblicas. A religião tem como componente fundamental o ilusionismo, ou seja, o que as pessoas lêem não está relacionado à verdade, mas ao desejo de ver os seus pensamentos concretizados como a verdade procurada por todas as pessoas.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Se você quiser acreditar nisso, quem pode impedir-lhe? Quem pode impedir que você continue caminhando para a destruição? Sua falta de conhecimento de literatura, o simplismo, a arrogância e preconceito sobre os cristãos e principalmente a ignorância do que seja fé são as razões da cegueira que você demonstra nesse texto sem propósito e sem valor. Continue tentando :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vê-se aqui uma reação violenta de um crente cristão ou,quem sabe,alguém que tenha na religião que professa o seu ganha-pão. Alguém que se sentiu atingido por questões que o autor compartilhou democraticamente conosco. Questões essas que,pelo visto,incomodaram ainda mais ao marinheiro do que ao próprio autor do texto.Talvez porque a sua indignação não o tenha ajudado a achar sequer uma resposta às contradições expostas pelo autor. Por que o Criador amoroso haveria de se agradar com o aroma das suas próprias criaturas queimadas? Seria porque a morte delas viria através das mãos da sua criatura predileta?! E se esse Deus é favoritista e carnívoro não estaria assim incentivando os preconceitos que nos levam aos conflitos e à violência do dia-a-dia, assim como às guerras sanguinolentas contra os quais o amado mestre Jesus tanto nos adverte contra?!E os homens de bem deveriam permanecer cegos ao fato de que episódios do Velho Testamento como esse estão em completa contradição com os ensinamentos do Novo Testamento?! O mais interessante é que as palavras desse marinheiro serviriam perfeitamente como resposta às críticas que ele mesmo fez! Então,tomando as palavras dele como nossas: "Se ele quiser acreditar nisso, quem pode impedir-lhe? Quem pode impedir que ele continue caminhando para a destruição? Sua falta de conhecimento de literatura, o simplismo, a arrogância e preconceito sobre os cristãos e principalmente a ignorância do que seja fé são as razões da cegueira que ele demonstra nesse comentário sem propósito e sem valor. Continue tentando".

      Excluir
    2. Marinheiro, fé cega é fé burra. Se vc em sua ignorância não consegue enxergar o mau e o nivelamento consciêncial por baixo que as religiões fazem não haverá argumento para te convencer. Infelizmente o destino de quem acredita em história distorcida e estória da carochinha é ter uma grande decepção em todos os sentidos. Fatos e argumentos não faltam para desmistificar as maldades deste livro escrito não sei por quem, quando, mas sei o porquê. Continue com seus argumentos pífios, mas não se esqueça de virá-lo contra vc mesmo. Me dá certa pena da situação consciencial em que chegou o ser humano.

      Excluir
  3. KKKKKKKK...... É por isso que tantos, que assim como você, são frustrados... Não têm conhecimento nenhum das coisas do alto. Só de sua vã sabedoria...kkk "O MEU POVO ESTÁ SENDO DESTRUÍDO PORQUE LHE FALTA CONHECIMENTO..." (Oséias 4:6)

    ResponderExcluir
  4. Interessante o artigo.Porém há um pequeno erro,o motivo não é por que Deus é carnívoro.Na Bíblia diz que Deus escolheu Abel,pois ele tinha fé e queria presentear Deus.Já Caim ofereceu as frutas não por ter fé em Deus,mas para agradar mais a si do que a quem presenteava.Acho que dá para dizer que Caim era meio interesseiro sabe.Bem,isso foi o que eu interpretei pelo menos

    ResponderExcluir
  5. a questão não as ofertas , porque Deus desagradou de caim e depois regeitou a sua oferta e disse o pecado jaz a porta o pecado já estava no coração de caim não tem nada ver com uma ou outra oferta

    ResponderExcluir
  6. quando leio uma coisa dessa a principio da uma tristeza ,quantos mortos andando pela terra,ao mesmo tempo tenho que agradecer a esse DEUS maravilhoso que mi tirou das garras do inimigo e mi fez ver e ouvir .obriga PAI.

    ResponderExcluir